O cinema nos transporta para um mundo onde jamais imaginamos estar. Quando o cinema encontra a moda, é um casamento mágico! Seus personagens, histórias, cenários, estilos de vida e retratos de uma época, ditam tendências, modismos, criam ícones inesquecíveis que viram referências através das gerações.  São tantos os filmes que encantam e inspiram o universo da moda, é até difícil escolher apenas alguns. Fica também como uma homenagem especial a todos os figurinistas que nos levam para esse mundo paralelo, com suas interpretações através de roupas e composições de personagens tão marcantes e inesquecíveis.

Além de roteiros originais, de ficção, alguns filmes que falam da moda, seus bastidores, criadores e personagens reais, que documentam as diferentes tribos e estilos, também entraram nesta lista. Afinal, a moda é expressão de um tempo e de determinados grupos. Retratá-la em película é um caminho natural para quem consegue enxergar a moda além das passarelas.

A relação de filmes abaixo foi especialmente selecionada para os amantes das artes, da moda, do cinema e desses personagens que todos queremos ser, ao menos na imaginação. Afinal, quem nunca quis usar um vestido branco esvoaçante e se sentir a Marilyn em “O Pecado Mora ao Lado”, ou uma jaqueta vermelha à la James Dean em “Juventude Transviada”,  que atire o primeiro rolo de filme Super 8!

Separe a pipoca e um domingo qualquer e procure esses títulos para inspirar a sua visão de moda e cinema.
A matéria foi dividida em três partes, entre “Os Clássicos”, “Anos 1970” e os “Anos 1990 e 2000″.

Matéria que escrevi para a Revista O Cluster.

Luzes, câmera, ação!

Parte 3: Anos 1980 – amor e paixão, a busca pela expressão individual e a vida de estudante!

Prepare-se para um festival de ombreiras, cabelos frisados, disputas sobre quem é mais popular no colégio e divas contemporâneas que marcaram essas duas décadas!
Aqui vale ficar nostálgico para quem tem mais de 30 anos e para quem nunca ouviu falar em nada disso, vem ver o que você perdeu enquanto estava usando fraldas e chupeta!

Ferris Bueller- John Hughes (1986)

ferris-bueller

 ferris buellerferrisferris2ferris3

História:
Ferris em uma manobra cheia de sagacidade para matar aula, vive histórias durante o dia todo em que ele, a namorada e seu melhor amigo, buscam se aventurar por Nova York. Enquanto isso, o diretor do colégio em que estudam, busca freneticamente por Bueller, que escapa todas as vezes em que o diretor chega perto de pegá-lo na mentira.

Momento Fashion:
Ferris e sua figura irônica usa sobreposições com um coletinho de tricot, marrom e preto, sobre camiseta branca. A namorada usa uma jaqueta branca de couro, com franjas e ombreiras enormes típicas dos anos 1980 e botinhas brancas “estilo Xuxa Meneghel” naquela mesma época. O amigo, usa uma camisa de time de baseball, vermelha, que aliás, é super tendência agora, fazendo o estilo de estudante esportista americano. O filme se passa na década de 1980 e é fiel à época e costumes, por isso, é uma fortíssima referência aos estilos usados por jovens desses anos.

Flashdance- Adrian Lyne (1983)

 Jennifer Beals stars as Alex Owens in the 1983 dance movie 'Flashdance'.Flashdance2Flashdance4Flashdance5Flashdance6

História:
Alex é uma garota que tem o sonho de se tornar dançarina e quer entrar na melhor escola de dança de Nova York, mas trabalha durante o dia como soldadora em uma fábrica e luta para se manter na Big Apple, trabalhando a noite em uma boate como dançarina. No vai e vem da história, conhece o dono da fábrica e se apaixonam. Nas cenas em que a atriz dança, na verdade foi uma dançarina profissional que a substituiu.

Momento Fashion:

Se o seu lance é a tendência do esporte na moda, dança e afins, você vai AMAR o estilo da atriz Jennifer Beals neste filme. Polainas com scarpins, leggings, e collants, jeans rasgados nos joelhos, sapatilhas de ballet e o cobiçado casaquinho de moletom oversized e com ombros de fora, sensualizado e eternizado na cena em que ela seduz seu chefe/namorado, tirando o sutiã por baixo do casaco, são peças chave no figurino de Alex e muito, MUITO atemporais. As cenas em que ela dança na boate são um símbolo claro à linguagem de videoclipe que iniciou na década de 1980.  Se quiser hoje, dá para se montar e fazer a “bailarina em busca de um lugar ao sol” com o que tem por aí nas lojas! Se joga!

Garota de Rosa Shocking – Howard Deutch (1986)

 pretty in pink 2Movie stills from "Pretty in Pink".
 
História:
A história é sobre Andie (Molly Ringwald) que ama um garoto rico, mas é uma menina pobre. A fórmula conhecida do colégio americano e suas rixas entre os alunos populares e os rejeitados, aparece também neste longa. Tudo culmina na festa de formatura, mantendo a tradição de filmes deste tipo.

Momento Fashion:
Os anos 1980 reproduzidos com fidelidade em todos os detalhes. O momento fashion fica mais especial ainda, porque Andie customiza e reforma seu próprio vestido de formatura (que foi dado de presente por seu pai), que era de brechó e na cor rosa, é claro. O ápice do “do it yourself” e uma lição de moral acoplada a este fato de que para ser único basta ser você. O vestido é bem feinho, mas a gente até cria um certo carinho por ele. O filme é fofinho, ícone de uma geração.

Procura-se Susan Desesperadamente – Susan Seidelman (1985)

História:
Roberta, uma rica entediada (Rosanna Arquette), muda de identidade, na intenção de levar uma vida totalmente oposta a sua, muito mais divertida e cheia de aventuras. Madonna interpreta Susan, essa louquinha nova iorquina estilosa e cheia de ideias subversivas que Roberta começa a seguir e copiar. A personagem de Madonna é na verdade, um alter ego dela mesma. Seu figurino e estilo único é ponto de partida para inspirar a personalidade ousada da personagem. A personagem de Rosanna Arquette começa a usar o mesmo estilo de Susan e as duas vivem encontros e desencontros em meio a romance, perseguições e rodeadas de referências dos anos 1980.

Momento Fashion:
Quando pensamos em Madonna nos anos 1980, vem logo à mente os lenços no cabelo, óculos estilo Wayfarer, muitas pulseiras, tachinhas, camisetas de tela, sobreposições, um monte de colares. Pois este filme é A referência deste universo o tempo inteiro! Aliás, esse estilo está com tudo e voltou, e você vai ver que é facílimo recriar o look de Madonna como Susan.

Dos anos 1990 para cá, muitos filmes foram realizados e se tornaram inspiração de moda para muita gente.

Uma lista de filmes inesquecíveis destes últimos 25 anos foi selecionada abaixo para serem revistos. Será difícil escolher um preferido, todos tem suas particularidades e são repletos de melhores looks!
Vamos a eles!

Pulp Fiction – Quentin Tarantino (1994)

Momento Fashion: A dancinha entre os personagens de Uma Thurman e John Travolta em que ela veste uma camisa social com punhos pontudos, uma calça de alfaiataria preta, pés descalços, cabelo Chanel e ele de terno preto bem cortado e rabo de cavalo,  foram super copiados. Além dos passinhos de dança, claro!

As Patricinhas de Beverly Hills – Amy Heckerling (1995)

Momento Fashion:  Um ícone a ser para sempre lembrados foram os conjuntos de mini saia e blazer xadrez. A tendência se espalhou mundialmente e se tornou uma verdadeira febre com as variações de cores que esse tailleur mais moderninho usado pelas personagens principais do longa inspirou.

Uma Linda Mulher  – Garry Marshall (1990)

Momento Fashion:  A transformação da prostituta para a “princesa”, da pretty woman Julia Roberts deixou mulheres pelo mundo afora maravilhadas e sonhando em um dia viver esse tipo de conto de fadas da Cinderela moderna. Dois estilos contrastantes no antes e depois, aparecem claramente entre a roupa em que ela aparece para atender e conhecer o galã Richard Gere e quando ela recebe dele um convite para uma surpresa muito romântica, que envolve uma ida de avião até São Francisco para assistir a uma ópera. O vestido curtíssimo com minissaia, botas over the knee de vinil preto, contrastam logo mais com o longo vermelho de decote ombro a ombro, luvas brancas 7/8 ,cabelos presos e um batom vermelho que acende o sorriso de Julia. O detalhe a mais fica por conta do colar de rubis e diamantes que ele coloca nela, quando ao sair banheiro pronta, ele lhe pergunta sedutoramente: “não acha que está faltando algo?”  É a “cereja do topo” para o deslumbrante vestido vermelho em uma Julia Roberts igualmente linda.

A cena da loja que eles vão juntos, para que ela escolha alguns looks, também é um momento muito divertido e fashion do filme! Assista se você sonha com príncipe encantado mas acredita que ele não aparecerá num cavalo branco, e sim, dirigindo um carrão. 😉

Instinto Selvagem – Paul Verhoeven (1992)

 


Momento Fashion:

O filme pode ser resumido em: a sexualidade afloradíssima na pele de Sharon Stone, que interpreta uma psicopata irresistível que seduz Michael Douglas com uma cruzada de pernas que ficou para a história! Stone aparece usando um mini vestido branco, de gola role, usando nada por baixo e enquanto conversa com um estupefato Douglas, cruza as pernas e se torna símbolo sexual naquele exato momento. O filme é uma inspiração clara no minimalismo dos anos 1990 e traz para os figurinos e cenários, a cartela de cores sóbria e neutra, abusando de preto, branco, cinza e tons de nude (não só nas roupas, mas também pela nudez literal em cena).

 Assista também:
Casino – Martin Scorcese (1995)
Matrix – Wachowski Brothers (1999)

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – Jean Pierre Jeunet (2001)
Kill Bill Vol 1 e Vol 2 – Quentin Tarantino (2003/ 2004)
O Diabo Veste Prada –  David Frankel (2006)
Maria Antonieta – Sofia Coppola (2006)
Sex and The City (Parte 1 e Parte 2) – Michael Patrick King (2008 e 2010)

 Amelie PoulainSex and The CityMaria Antonieta

Filmes e documentários sobre o universo da moda:
Alguns documentários sobre moda começaram a surgir e acabaram transformados em verdadeiras enciclopédias em áudio visual, trazendo à tona os bastidores, cenas do dia a dia de estilistas, editores de moda, fotógrafos, modelos e tribos de estilos diversos. Vale a pena reservar um tempo para assistir alguns deles. Aqui, uma lista dos top fashion docs, de todos os tempos! Para quem quer colecionar filmes sobre moda, os documentários abaixo são indispensáveis!

Agora pira: existe um canal dedicado apenas a filmes de moda, desfiles e séries relacionadas ao mundo fashion. Incrível e gratuito, totalmente online! Corre no site  da M2M (Made To Measure) e se joga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s